Sunset Strip e dicas de Los Angeles para amantes do rock n’ roll

No nosso rock tour em Los Angeles, veja clubes imperdíveis para quem é fã do rock e saiba como a Sunset Boulevard (Sunset Strip) e suas vizinhanças contam a história desse gênero musical!
*Por Anaéli

A Califórnia é berço de muitas das maiores bandas de rock do mundo,  em suas diversas vertentes, isso não é nenhuma novidade. Metallica, Guns n’ Roses, Megadeth, Red Hot Chili Peppers, Faith no More, No Doubt, Slayer, Audioslave, Bad Religion, Rage Against the Machine são apenas algumas das bandas nascidas por lá. Em minha visita a Los Angeles, os lugares que exalam a energia dessa música despertaram um interesse especial. Se você também é #ILoveRockAndRoll, confira as dicas e aproveite o rock tour pela cidade dos anjos!

 Sunset Strip: uma rua cheia de histórias para contar




A Sunset Strip é um trecho de cerca de 2,5 km da Sunset Boulevard, em West Hollywood, com várias lojas bem conhecidas, restaurantes, clubes de rock e casas noturnas.

Os turistas que caminham desavisados por lá, principalmente durante o dia, provavelmente não notarão que é uma rua com muita história. Mas a Sunset Strip já foi área de jogatina nos anos 20; um point pra driblar a Lei Seca até meados dos anos 30; um Gangsta Paradise nos anos 40; e um nicho da contracultura na década de 60.

Foi entre meados dos anos 60 e o fim dos 80 que a avenida assumiu sua vocação musical e foi marcada por uma cena de efervescência musical que revelou grandes bandas e artistas. Passou desde então a ser conhecida como um dos principais berços do rock n’ roll no mundo.

Então é por ela que boa parte do seu roteiro vai passar. Primeira parada: Rockwalk!

Guitar Center Rockwalk: a calçada da fama do Rock

A apenas 15 minutinhos de caminhada a partir do agito da Hollywood Boulevard, você chega a um paraíso para entusiastas da música e da cultura pop. A Rockwalk é uma espécie de calçada da fama de bandas de rock, que fica na frente da loja Guitar Center Hollywood.

Até o Eddie deixou a handprint por lá 🙂

Aerosmith, Van Halen, Johnny Cash, Jimi Hendrix, KISS, The Ramones, Iron Maiden, Blondie, Steve Vai, Joe Satriani, Motorhead, The Cure são alguns dos artistas e bandas que deixaram suas impressões manuais marcadas por lá. Vale muito a visita.

No interior da loja, além de uma impressionante diversidade de guitarras também costuma haver exposições, então explore e divirta-se!

Rockwalk
7425 Sunset Boulevard. Hollywood, CA 90046.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 21h; sábados, das 10h às 20h e domingos das 11h às 20h.
+Infos: www.rockwalk.com

Mr. Musichead

Quase em frente à Rockwalk está a Mr. Musichead Gallery. Começou a funcionar em 1998 como a primeira galeria de Los Angeles voltada exclusivamente para arte e fotografia sobre música. Imagens icônicas da história do rock and roll, principalmente, mas também black music, reggae e outros gêneros podem ser admiradas por lá. E compradas, pois há sim alguns itens a preços acessíveis.

Algumas das imagens da Mr Musichead

Mr Musichead
7420 W Sunset Boulevard. Hollywood, CA 90046.
Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 20h.
+Infos: www.mrmusichead.com/

💡 ➡ Se você além de entusiasta da música é também geek-freak, nerd e afins, antes de continuar o rock tour não deixe de passar na Meltdown, uma comic store muito legal, pertinho da Guitar Center e da Mr. Musichead. 

 

The Viper Room

Do Guitar Center para o Viper Room, nosso próximo rock spot, são cerca de 10 minutos de carro (há estacionamentos pagos pela Strip) ou cerca de 45 minutos andando.

Você encontra o Viper Room no número 8852. De sua inauguração em 1993 até 2004, o music bar com clima intimista e ambientado como um jazz club foi propriedade de Johnny Depp.

No ano de sua inauguração, o Viper Room foi cenário da morte do ator River Phoenix, de apenas 23 anos, por overdose – ele era considerado uma das grandes promessas do cinema na época. Depp estava no bar com Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, quando River Phoenix se foi.

Passaram pelo Viper nomes como Johnny Cash, Stone Temple Pilots, Bruce Springsteen, Oasis, Queens of The Stone Age, Courtney Love, Pearl Jam, The Strokes, Weezer, Maroon 5, Iggy Pop e Sheryl Crow. Atualmente com shows durante toda a semana, a programação pode ser consultada em www.viperroom.com.

 

Whisky a go go 

Sim, você já ouviu essa expressão antes! o Whisky a go go é mais um emblemático templo do rock na Sunset Strip. A música do Roupa Nova de mesmo título é uma referência direta à casa de espetáculos e ao cantor Johnny Rivers, que gravou álbuns por lá.

Do Viper Room, olhando para o lado oposto da rua, já é possível vê-lo (8901 Sunset Blvd). Inaugurado em 1964, sempre foi uma casa de vanguarda para bandas do rock, heavy metal e punk, e um lugar adorado por diversos músicos e bandas – como The Doors, Janis Joplin e Led Zeppelin – que iam lá para se apresentar e beber. O site é www.whiskyagogo.com.

Rainbow (e o ex-Key Club)

Já o Rainbow (9015 Sunset Blvd) é, nas palavras do jornalista Felipe Branco, um “museu do rock e da própria Sunset. Lá é possível ver a guitarra que Slash usou para compor os solos de November Rain, vários baixos que Lemmy usou no Motorhead, entre outras recordações. Praticamente todas as paredes estão preenchidas com históricas fotografias de ídolos da música que já passaram por ali. Do lado de fora, na calçada, duas placas de metal com a logo do Motörhead e o nome de Elvis Presley dão as boas vindas para quem entra no bar. Os tijolinhos vermelhos da parede do lado de fora foram entalhados com as logos de várias bandas, como Smashing Pumpkins, Kiss, Poison, entre outras.”

Lá também têm uma placa que diz, já traduzindo, “o covil dos Vampiros de Hollywood”. Os Vampiros de Hollywood (Hollywood Vampires) foi um clube etílico formado por nomes como Alice Cooper, Keith Moon, Ringo Starr e John Lennon. Apenas. E a banda Hollywood Vampires faz referência a esse QG de rockstars.


Antes de chegar ao Rainbow você vai passar pelo Roxy (9009 Sunset Blvd), que também brilhou nos tempos áureos do Glam Rock. Pouco depois dele, você vislumbra uma boate #rhykeza de LA, a OAK1 (9039). Neste ponto outrora funcionou o Gazarris’s, que depois passou a se chamar Key Club, e foi bastante conhecido por ter como bandas da casa The Doors e Van Halen. Também é apontado como o local onde Axl Rose e Slash teriam se conhecido. O fechamento do Key Club ocorreu em 2013 e foi bastante lamentado pela cena rocker. Sinal dos tempos?

Troubadour

Os próximos destinos recomendados pelo Vício Viajar ficam fora da Sunset Boulevard, mas em suas imediações. O Troubadour existe desde 1957 no endereço: 9081 N Santa Monica Blvd, West Hollywood. Por que vale a visita?

Neil Young, James Taylor, Billy Joel, Elton John, Pearl Jam e Metallica são alguns dos nomes que se apresentaram na casa em início de carreira. Entre as curiosidades da história desse templo do rock, temos:

  • O Troubadour foi a última ‘balada’ de Janis Joplin. Após tomar todas por lá, ela retornou para seu hotel onde foi encontrada morta no dia seguinte.
  • Em 1964, pouco antes de estourar – para mais tarde se tornar uma lenda da música – Bob Dylan subiu ao palco da casa e fez uma jam session só para os funcionários.
  • John Lennon chegou a ser expulso do Troubadour quando, bêbado, ofendeu os Smothers Brothers.
  • E a música “Killing Me Softly with His Song” foi inspirada em uma apresentação de Don McLean também por ali.

Hoje o Troubadour é uma casa de shows eclética, e a programação é divulgada em www.troubadour.com.

Barney’s Beanery

A proximidade com a Sunset Boulevard fez do Barney’s Beanery um outro local com histórias para contar. Jim Morrison e Janis Joplin eram figurinhas fáceis por ali – eles estavam em todas, hein?! – e Quentin Tarantino escreveu a maioria de Pulp Fiction em sua mesa favorita do bar.

Barney’s Beanery
8447 Santa Monica Boulevard. West Hollywood, CA 90069.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 2h; fins de semana, das 9h às 2h.
+Infos: barneysbeanery.com/location/west-hollywood/

Onde lanchar na Sunset Strip

💡 ➡ Tem muitos restaurantes na Sunset, além dos bares do roteiro. Mas se no meio das andanças pela avenida bater aquela fome marota, aí vão 3 lugares em que você pode lanchar:

  1. Pink Taco | 8225 Sunset Blvd – Comida mexicana. Nesse eu não fui, mas foi super bem indicado pela Carla Lemos do blog Modices. Abre ao meio-dia de segunda a sexta e às 11h nos fins de semana.
  2. Carney’s | 8351 Sunset Blvd –Hot-dogs e hambúrgueres em um trem, com visão da Sunset Boulevard. Irresistível. Eu comi um spicy style, achei bem gostoso. (Mas eu gosto muito de comida com tempero picante e apimentado, ok? Não se jogue se não curtir). Não é o melhor hot-dog do mundo, como eles dizem no site, hahaha. Mas é gostoso e vale a experiência: www.carneytrain.com.
  3. Mel’s | 8585 Sunset Blvd – Mel’s é uma lanchonete de Los Angeles inspirada nos anos 50. Lá tomei um milk shake e me deliciei com a atmosfera vintage e com os detalhes bacaninhas, como as mini-jukebox ao lado das mesas. Rumour has it que a banda Buffalo Springfield foi criada no estacionamento da Mel’s. Na madrugada, você também pode dar de cara com algum rockstar lanchando por ali. Afinal, estamos na Sunset Strip!

    Uma mesa na Mel’s

Mapa

O mapinha já é padrão né? Esse roteiro dá pra ser feito em um dia, e combinado com as atrações do Hollywood Boulevard. Você que escolhe 😉

💡 ➡ LA sempre tem muitos shows incríveis acontecendo. Antes da ida, confere a agenda de eventos em sites como o LA Weekly (www.laweekly.com/concerts) e apps como o Songkick.

Tem mais dicas de rock spots em LA? Comentaê!

  • Esse rock tour em Los Angeles foi parte da minha Road Trip nos EUA, saiba mais neste link.

Deixe uma resposta