De San Francisco a Sausalito: Golden Gate Bridge de bike

Retomando a série de posts sobre a road trip dos Estados Unidos, escolhi mais uma experiência daquelas lindonas pra compartilhar no blog: atravessar a Golden Gate Bridge de bike, até a simpática Sausalito! Foi uma das coisas que mais gostei de fazer em toda a viagem. Vá por mim, você vai curtir também 😉
Por Anaéli

Você está na California, em San Francisco, e decide conhecer a Golden Gate Bridge, uma das estruturas mais icônicas do mundo. A travessia de bicicleta é uma das formas mais legais de fazer essa passeio: você percorre a orla e a ponte de uma maneira agradável, passa por diversos pontos turísticos e ainda conhece Sausalito, que é uma graça.




O trajeto é simples, tem uma extensão de uns 15 km, e conta com poucas subidas, que podem ser feitas tranquilamente usando as marchas – ou empurrando a bike, para os menos acostumados. O caminho é bem sinalizado, e em alguns pontos tem banheiros e bebedouros para você reabastecer sua garrafa.

O tempo vai depender do seu ritmo – e das paradas para contemplação e fotos. Eu gastei umas 3 horas (sem contar o tempo de almoço), porque também avançamos um pouco mais em Sausalito.

 

Golden Gate Bridge de bike: como faz?

Alugue a bike na região do Fishermen Wharf. No entorno do Hyde Street Pier e da Beach Street tem muitas lojas para isso, preços e serviços são similares. Na Blazing Saddles e na City Ride Bike Rentals, tem bike a partir de US$ 8 a hora (ou US$ 32 por dia).

Lembre de checar o estado da bicicleta, altura do banco e demais ajustes, e pegar um mapinha da região. Não é necessário contratar o tour guiado, dá para fazer o trajeto sozinho, é bem fácil. Basta seguir a orla, a ponte – e o fluxo! Tem um mapinha do trajeto básico nesse link.

Pelo caminho, diferentes perspectivas da Baía de San Francisco e do lazer dos locais

Antes de chegar à ponte, você vai passar por pontos turísticos e de lazer como o Fort Mason, o Crissy Fields Park e o Welcome Center da Golden Gate Bridge, que tem um mirante. Aproveite a pedalada pra conhecer mais de San Francisco.

💡
As lojas de aluguel de bike também costumam oferecer a passagem de volta de Sausalito no Ferry-Boat. Dá para voltar de bike tranquilamente, mas eu sugiro o Ferry pra completar o dia com uma visão diferente de San Francisco, Sausalito  e da ponte. 😉




San Francisco a Sausalito – minha experiência

Aluguei a bike na Blazing Saddles. Era uma bike nova, o ride foi confortável e não tive que ajustar nada no meio do caminho.

O passeio foi incrível. Desde as paisagens na Baía de San Francisco, a travessia da ponte – com direito a paradas para ficar admirando a cidade de um outro ângulo – até a chegada em Sausalito, eu só conseguia aproveitar a felicidade daquele momento. Sequer deu pra sentir cansaço ou frio (venta bastante).

vista de San Francisco a partir da ponte
Almocinho em Sausalito

O dia estava lindo (fui pra California no fim do verão, em setembro). O almoço foi em um bistrô em Sausalito, que tinha um estacionamento para bikes do lado. A cidade é fofa, vi muitos restaurantes, galerias, lojinhas de souvenirs e sorveterias. A volta foi de Ferry, com vento frio no rosto, mais uma paisagem fantástico e o coração alegre. 🙂

Após devolver a bike, foi hora de visitar o Pier 39 e se entreter até altas horas. Mas isso é assunto pra outros posts…

 

Algumas dicas para um passeio mais tranquilo

  • Prefira ir nos dias de semana para pedalar mais tranquilamente. Em fins de semana, vá o mais cedo possível.
  • Mantenha a direita e pedale em fila única (deixa o mozão ir na sua frente ou atrás de você).
  • Vai ter muitos turistas na ponte; gente tirando selfie; ciclistas te ultrapassando, etc. Mantenha seu ritmo e a atenção, seja paciente, não tente dar uma de atleta (se não for) e se quiser tirar fotos, pare em um ponto seguro.
  • Informe-se na loja sobre como e onde estacionar as bikes em Sausalito.
  • Respeite as regras de trânsito e limites das ciclovias.
  • Use o capacete.
  • Use filtro solar, tenha água e leve agasalho pra se proteger do vento na ponte e no Ferry Boat.
  • Se retornar de Ferry, atenção ao destino: Ferry Building.
  • Ao entrar no Ferry, você deixa a bicicleta em uma área específica, é normal. Apenas fique atento à sua bike, já que é alugada e você não tem tanta familiaridade com ela, pra não cometer erros na hora de pegar de volta.

 

💡
Esse é mais um post-filho da road trip Vegas-LA-San Francisco. Tá boiando? Se liga aqui.

 

Deixe uma resposta